Trabalhos

TecerMulherTerra

Tecer mulher terra, 2021 (34min), apresenta o encontro da artista e pesquisadora Mariana Guimarães com mulheres artesãs têxteis durante uma pesquisa de campo no interior do Brasil em 2018, em seis diferentes estados. O vídeo é apresentado a partir de uma multiplicidade de vozes e gestos, e narrado a partir da leitura do caderno de campo da pesquisadora e suas impressões sobre as relações da mulher artesã, a terra e o fio. A pesquisa foi construída a partir dos encontros e teve como objetivo a escuta, as trocas, os registros de suas vozes para a construção de uma cartografia sobre suas práxis em diálogo com a pesquisa e poética da artista.

Biblioteca Estufa

Ocupação realizada em parceria  com a artista Simone Moraes no Projeto Hospedando Eco- Sensorial na Biblioteca do Parque Lage sob curadoria de Tanja Baudoin.
Biblioteca Estufa é uma intersecção entre as pesquisas das artistas, unindo nesta ação pesquisas anteriores das mesmas que versam sobre livros,  feminismo, arte, natureza e bordadura.
O projeto  de ocupação consistiu na  catalogação dos livros escritos ou organizados por mulheres no acervo  de 10.000 mil livros da biblioteca.  No acervo catalogado apenas 636 livros são de autoria feminina, menos de 7 % do total.
Após a catalogação, as artistas realizaram diversas ações envolvendo os dados e o entorno, como a coleta de 636 sementes na floresta do Parque  Lage e confeccionarem  bombas de sementes, para realização de uma ação coletiva de lançamento das mesmas na Mata Atlântica, germinando e plantando uma semente para cada uma das autoras.
Rio de Janeiro – RJ

Saco Cheio

Instalação realizada na exposição Desordem Ordinária, organizada pela Cooperativa de mulheres artistas  durante a Ocupação das artistas no Largo das Artes – Rio de Janeiro, 2019.

100 sacos de pia, espuma e corda

Dimensão: aproximadamente 7 metros

fotos: Lucas Martins