O Projeto Objetos de afeto e tramas da escola: tecendo redes, desenvolvido no ano de 2014 no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp/UFRJ) pelas educadoras Dra. Izabel Goudart e Ma. Mariana Guimarães e pela comunicadora Ma. Luciana Fleischman. Este projeto surgiu da intersecção dos projetos de pesquisa, ensino e extensão Aprender Brincando e Arte do Fio, desenvolvido pelas docentes.
O projeto nasceu do desejo de investigar a tessitura das redes e dos vínculos estabelecidos nessa trama. É um experimento de conexão entre as redes digitais e as redes tecidas manualmente, com o objetivo de construir ambientes criativos e afetuosos para o pleno desenvolvimento estético, ético e político da comunidade envolvida. Visa ainda refletir e promover novos ambientes de aprendizagem que privilegiem a circulação de informação, focado na experiência e na construção colaborativa do conhecimento pelos participantes.
Metodologicamente foi desenvolvido no formato de laboratórios abertos interdisciplinares que articularam campos do conhecimento, como arte, ciência, cultura e tecnologia e está inserido no âmbito da cultura livre, que tem como princípios norteadores o livre acesso ao conhecimento e aos recursos, o compartilhamento e disponibilização da produção e pesquisa do mesmo, além da ideia do faça você mesmo e faça em conjunto.
O trabalho transitou entre as linguagens tradicionais como o bordado, o crochê, a contação de histórias e as linguagens digitais contemporâneas da rádio, do livro digital, dos experimentos sonoros e interativos como a reactable, além dos registros audiovisuais e da implementação de uma rede livre costurando esses fazeres e resultando em objetos híbridos.
link para video da ação bordadura e sonoridades na praça XV: https://www.youtube.com/watch?v=lSCCzMXdA1A
e link do projeto objetos de afeto: Projeto Aprender Brincando
Fotografias: Maria Paula Vianna, Nuyddy Fernandes, Luciana Fleischman
Comments are disabled